terça-feira, 22 de maio de 2012

Diálogo Interno

Pero no pudo sentir auténtica melancolía, porque toda la melancolía se la había llevado el Otro Yo. - Mario Benedetti 



Para o 9o ano do Colégio São Domingos
- Acorda, acorda...

- Outra vez você

- Ainda não resolvemos as nossas diferenças...

- E nunca vamos resolvê-las

- Como assim nunca, devemos sempre buscar nosso equilíbrio, agradar a todos, ser querida por todos.

- Ridículo... Ninguém consegue isso. Sério mesmo que você tem isso como objetivo de vida?

- E por que não? A harmonia, a relação fraterna com o outro, a...

- A vida morna, a fuga dos conflitos, a necessidade de sentir-se aprovada pelos outros, de atender às expectativas alheias.

- Como você é exagerada! Não é isso, é apenas pensar no outro, cuidar dos sentimentos e não deixar que ninguém a sua volta se magoe, se machuque...

- Mas, e eu? E o que eu sinto? E quem vai cuidar dos meus sentimentos, das minhas emoções?

- Mas quando se tem uma vida morna as emoções individuais também passam a ser mínimas. Quase não terá tempo para elas, cuidar do mundo demanda tempo...

- Não leve a mal, não é que eu não pense no outro, ou não queira cuidar do mundo, mas será que eu posso escolher simplesmente senti-lo? Fazer parte dele? Intensamente?

- Mas aí surge o risco de se machucar, e se machucando você perde a força, e surge o risco de se descontrolar, de não conseguir lidar com as incertezas do mundo...

- E sofrerei

- Sofrerá

- E chorarei

- Chorará

- E doerá

- Absurdamente

- E não terei tido uma vida morna, não terei passado, terei experimentado as dores e as delícias do mundo...

- Mas a que preço...

- É... o preço... a angústia... a incerteza...

- A solidão

- A possível solidão... Mas essa pode acontecer estando ou não acompanhada.

- ...

- Ande, volte para a cama, deite-se, volte a dormir que por enquanto sou eu quem se mostra, você já esteve em evidência tempo demais...

- É, até você cansar de se machucar

- Não, meu bem, até eu cansar de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário